rodar softwares antigos


     Windows 7: como rodar softwares antigos


Existem programas que, com o passar do tempo não estragam e continuam a fazer parte do dia a dia de muitos usuários. A parte ruim disso tudo é que, infelizmente, os sistemas operacionais continuam a sua evolução natural e aí, surgem os problemas de compatibilidade.
Como fazer para jogar aquele clássico game no MS DOS, ou rodar aqueles aplicativos sem igual que só funcionam no XP? Pois no Windows 7, existem algumas maneiras interessantes para fazer o seu programa continuar (ou voltar) a funcionar de maneira correta.


                         Tentando com o modo de compatibilidade


Este caminho é o primeiro e o mais fácil para a solução do problema. O próprio Windows 7 vem com um modo de compatibilidade, que emula versões anteriores do sistema operacional e é bastante completo para ajudar a resolver a questão.
Para acessá-lo, clique com o botão direito do mouse no executável do programa que deseja abrir e vá até a aba “Propriedades”.
Dicas Windows 7



Em seguida, escolha a opção “Compatibilidade”. Ali se encontram várias opções, desde o Windows 95 até o Vista, além de uma lista com versões dos sistemas operacionais, como os “Service Pack”. Cabe a você escolher qual é a mais adequada para o aplicativo em questão.
Dicas Windows 7




Obs: vale lembrar que nem todos os programas podem ser instalados através desse modo de compatibilidade. Então, mesmo que você siga todas as instruções deste tutorial, é possível que o aplicativo não seja instalado.
Como faz?
O primeiro passo é acessar as propriedades do instalador. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo executável e selecionar a opção Propriedades. Na nova janela, clique na aba “Compatibilidade”.
Aba compatibilidade
Entre as várias possibilidades de alteração presentes na tela, note a presença do campo Modo de Compatibilidade. Caso esteja desmarcada, selecione a opção “Executar este programa em modo de compatibilidade” e então escolha o sistema operacional recomendado para o programa. Clique em OK e pronto, seu aplicativo já está apto para rodar no Windows 7.
Opções de compatibilidade
Eu não sei qual o melhor. E agora?
Nem todos sabem qual o SO recomendado para cada programa. Apesar de muitas vezes isso ser especificado no site oficial ou na caixa do aplicativo, são poucos os que têm paciência para se informar corretamente.
Caso você não saiba qual o Windows indicado para aquele programa e não quer se arriscar em uma instalação às cegas, existe um outro modo de compatibilidade que informa qual o sistema operacional necessário para fazer o aplicativo funcionar perfeitamente.
Opções em Programas
Para começar, vá ao Painel de Controle e selecione a opção “Programas”. Na nova tela, clique em “Executar programas criados para versões anteriores do Windows”. Uma nova janela de Compatibilidade de Programa é aberta. Clique em “Avançar”.
Solução de problemas
Uma lista com diversos programas deve aparecer. Como todos os itens já estão instalados e sem nenhum tipo de problema de “adaptação” com o Windows 7, selecione “Não Listado”. Então clique sobre o botão de “Tentar configurações recomendadas” para que o próprio sistema sugira qual o melhor modo de compatibilidade. A partir de então, basta seguir as instruções presentes na tela para que a instalação seja concluída com êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boa Leitura e poste seu pedido
no comentário